Autor: Carlos Serrano
Revisão: Eduardo Dantas
Data: 24/01/2022
O eletromagnetismo é a interação conjunta entre campos elétricos e campos magnéticos, podendo ser gerado através do movimento de cargas elétricas, resultando em uma força associada à dos ímãs
A força que um campo eletromagnético exerce se chama força eletromagnética e é uma das quatro forças fundamentais da física.
A força eletromagnética está em vários aspectos do nosso cotidiano: a luz visível, as ondas de rádio, as microondas, infra vermelho, raio-X e até raios gama.
Alguns tipos de radiação eletromagnética podem ser nocivas para a saúde humana pois possuem frequências tão altes que são capazes de alterar a forma padrão de átomos e moléculas do nosso corpo, podendo gerar mutações e mesmo câncer. Essas são chamadas de ondas eletromagnéticas ionizantes. São elas as ondas de frequência mais altas, como raio-X e raios gama.
Com a descoberta do eletromagnetismo, notaram que, a partir da energia elétrica era possível criar um campo magnético, e que, a partir de um campo magnético também seria possivel gerar uma corrente elétrica. Dessa forma foi criado o dínamo.
Ao aproximar um imã de um indutor (um enrolamento de fios), vai-se gerar corrente elétrica nos terminais da bobina, mas apenas durante a aproximação ou afastamento di ímã. Ou seja, apenas quando existe a variação de campo magnético entre o indutor e o imã.
Dessa forma, foi projetado um equipamento em que existe uma bobina e um imã acoplado em um sistema que pode ser girado. Sempre que os imãs são girados, sua polaridade é alterada. Assim, um movimento giratório constante faz com que o ímã e o indutor sempre apresentem uma variação de campo, o que gera corrente. Esse é o princípio do gerador, que pode é aplicado na maioria dos processos de geração energia elétrica.
No gerador eólico, as pás que se movem conforme o vento e estão ligadas a um arranjo ímão - indutor, de forma que o imã fique girando e trocando a polaridade do campo magnético com o movimento da sua rotação
As usinas hidrelétricas não são diferentes já que captam o movimento da água de um rio ou de uma cachoeira com um equipamento específico, de forma que gire o mecanismo com o movimento da água. Esse mecanismo é adaptado novamente a um dínamo com ímãs que que giram e geram corrente.