Autor: Douglas de Carvalho Ferrares
Revisão: Eduardo Dantas
Data: 01/02/2022
O SSH é um protocolo que garante que cliente e servidor remoto troquem informações de maneira dinâmica. Diferentemente do TELNET, o processo é capaz de criptografar os arquivos enviados ao diretório do servidor, garantindo que alterações e o envio de dados sejam realizados de forma segura.
A sigla SSH significa capsula segura, em outras palavras, é um mecanismo de segurança oferecido pelos serviços de hospedagem. Tem a função de permitir a usuários e desenvolvedores realizarem modificações em sites e servidores utilizando uma conexão simples.
A ferramenta mais utilizada é a a aplicação PuTTY, que permite acesso por linhas de comando, a usuarios desenvolvedores/ integradores, possibilitando maior flexibilidade e controle sobre o sistema remoto.
É um software de código aberto desenvolvido e atualizado por especialistas voluntários, onde o usuário pode gerenciar seu servidor ou hospedagem remotamente. Permitindo que seja possivel instalar, editar ou remover aplicações de acordo com a necessidade. Esta ferramenta pode ser encontrada em: putty.softonic.com.br
Abaixo é mostrada a interface da aplicação ao usuário:
Os principais itens a serem parametrizados pelos usuários:
Uma aplicação pratica para o protocolo SSH é o acesso remoto, através do PuTTY, de uma placa de interface de rede, denominada BBB (beagle black bone), onde através desta conexão é possivel alterar/ configurar alguns parametros. Tais como endereço IP, mascara de sub-rede, além de verificar o status de conectividade do equipamento que é "comandado" por esta placa,que em alguns casos podem ser paineis de mensagens variaveis de rodovias.
Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/ssh/
Fonte: https://www.weblink.com.br/blog/tecnologia/acesso-ssh-o-que-e/