criador: Guilherme de Lima Silva
O Modelo OSI (Open System Interconnection) são redes de computadores, aceita pela ISO(Organização Internacional de Normalização), dividido em camadas de funções, com objetivo de ser um padrão. Criado em 1984 ele serve de parâmetro para protocolos de comunicação entre diferentes tipos de sistema e garantindo a comunicação end-to-end(de ponta a ponta). O modelo OSI ela tem uma linguagem universal para Redes de computa00:10 24/01/2022dores, eles são divididos em um sistema de comunicação em sete camadas que têm funções específicas. São elas:
A física estabelece uma comunicação real entre os dois dispositivos, sendo ela por cabeamento, a característica elétrica, óptica ou eletromagnética.
O enlace tem o controle de fluxo da transmissão dos dados, detectando e corrigindo erros do nível físico. Também realizando recebimento e a transmissão de uma sequência de bits para a camada física.
A rede realiza o endereçamento dos dispositivos na rede, garantindo que a mensagem chegue onde deve. É aqui ainda que ocorre o roteamento, e a unidade é o pacote.
Esta camada detecta e elimina erros das camadas anteriores, tendo controle do fluxo de dados dá origem ao destino, fazendo que chegue nas máquinas com todos os dados necessários, sem perdas, erros ou duplicações, além de obedecerem a uma sequência, tem os protocolos de transporte TCP e o UDP.
A sessão representa o controle de quando a comunicação entre duas máquinas deve começar, terminar ou reiniciar.
A apresentação realiza a converter o formato de caracteres de forma que sejam utilizados na transmissão.
E a aplicação funciona como uma porta de entrada para a rede, dando o acesso aos serviços dessa rede, como o browser, e-mail, aplicativos softwares etc.
O funcionamento do dispositivo emissor é da camada 7 até a 1. A camada 7 vai passar dados para o de baixo (6) fazendo o encapsulamento dos dados, inserindo informações de controle que dizem respeito a ela. Formando um novo conjunto de dados que passa para a próxima camada 5 que vai pegar esse conjunto e acrescentará suas próprias informações de controle. E assim vai ocorrendo o encapsulamento de camada para camada, da 7 á 1. Isto é, começamos com dados e terminamos com bits, que serão transmitidos pelo meio físico da camada 1. Quando a informação chegar no dispositivo de rede receptor, ocorre o processo inverso, começando um outro processo como o desencapsulamento. Os bits recebidos passam de camada para camada até se tornarem dados.
fontes:
www.cloudflare.comimagem:
https://www.proeminente.com.br/