Entendendo os conceitos entre os modelos TCP/IP e OSI
Quando ouvimos dizer sobre equipamentos como switches Layer 2 e swith ethernet layer 3, está realmente relacionado a camadas do modelo de protocolos genérico OSI (Open Source Interconnect – Interconexão de Código Aberto). Habitualmente utilizado para descrever as comunicações em rede. Essas comunicações de dados entre diferentes redes não são possíveis se não houver regras comuns para transmissão e recepção dos pacotes de dados. Regras conhecidas como protocolos, entre os quais o TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão) / IP ( Internet Protocol – Protocolo Internet, um dos mais amplamente utilizados. O modelo TCP/IP é aplicado popularmente na descrição da rede sendo mais datado que o modelo OSI. Mesmo ambos com muitas camadas qual é realmente a diferença entre eles?
Modelo de Referência para Camadas OSI
>
O conceito OSI é um modelo conceitual caracterizado por padronizar a forma como diferentes componentes de software e hardware envolvidos em uma comunicação de rede dividem o trabalho e interagem uns com os outros, sendo formado por sete camadas.
>
Camada 7: Camada de Aplicação
A Camada de aplicação do modelo OSI interage diretamente com aplicações de software, fornecendo funções de comunicação conforme necessário, sendo o mais próximo dos usuários finais. Funções da camada de aplicação normalmente incluem a verificação da disponibilidade de parceiros de comunicação e recursos para apoiar qualquer transferência de dados. Esta camada também define protocolos para aplicações finais, tais como Sistema de Nome de Domínio (DNS), Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP), Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), o Protocolo de Internet de Acesso a Mensagem (IMAP), Protocolo Post Office (POP), Protocolo Transferência de Mensagem Simples (SMTP), Protocolo de Gerenciamento Simples de Rede (SNMP) e Telnet (emulação de terminal).
Camada 6: Camada de Apresentação
A Camada de apresentação verifica os dados garantido ser compatível com os recursos de comunicação. Convertendo os dados para a forma que o nível de aplicação e os níveis mais baixos aceitem. Qualquer formatação de dados necessário ou conversão de código também é tratado nesta sexta camada, tais como a conversão de um arquivo texto codificado EBCDIC (Extended Binary Coded Decimal Interchange Code – Intercâmbio Estendido Binário Codificado Decimal) para um arquivo de texto codificado ASCII (American Standard Code for Information Interchange – Código para Intercâmbio de Informação Padrão Americano). Funcionando para compressão de dados e também codificação. Por exemplo durante em chamadas de vídeo onde serão compactadas durante a transmissão, de maneira a serem transmitidas mais rapidamente onde os dados serão recuperados no lado de recepção. Para os dados que possuem requisitos para alta segurança como uma mensagem de texto contendo uma senha, ele será criptografado nessa camada.
Camada 5: Camada de sessão
A camada de sessão controla os diálogos (conexões) entre os dispositivos. Estabelecendo, gerenciando, mantendo e finalmente finalizando as conexões entre a aplicação local e a remota. A camada 5-software também lida com funções de autenticação e autorização. Verificando também a entrega dos dados. Essa camada de sessão é comumente implementada explicitamente em ambientes de aplicativos que utilizam chamadas para gerenciamento remoto.
Camada 4: Camada de Transporte
A camada de transporte fornece as funções e meios de transferência de sequências de dados de uma fonte para um hospedeiro de destino através de uma ou mais redes, mantendo ao mesmo tempo a qualidade de (QoS) funções de serviços e assegurar a entrega completa dos dados. A integridade dos dados pode ser garantida através de correção de erros e funções similares. Ele também pode fornecer a função de controle de fluxo explícito. Embora não seja estritamente conforme com o modelo OSI, TCP e User Datagram protocolos (UDP) são protocolos essenciais na camada 4.
Camada 3: Camada de Rede
Camada de rede que trata o encaminhamento de pacotes através de funções de comutação e de endereçamento lógico. Uma rede é um meio para o qual muitos nós podem ser ligados. Cada nó tem um endereço. Quando um nó precisa transferir mensagem para outros nós, ele pode apenas fornecer o conteúdo da mensagem e o endereço do nó de destino, então a rede irá encontrar o caminho para entregar a mensagem ao nó de destino, possivelmente direcionando através de outros nós. Se a mensagem for muito longa, a rede pode dividi-la em vários segmentos de um nó, enviando-os separadamente, remontando os fragmentos em outro nó.
Camada 2: Camada de Conexão de Dados
A camada de enlace fornece transferência nó-a-nó – uma ligação entre dois nós diretamente conectados. Lidando com empacotamento e desempacotamento dos dados em quadros. Definindo protocolo para estabelecer e interromper uma ligação entre dois dispositivos ligados fisicamente, tais como Ponto-a-Ponto (PPP). A camada de ligação de dados está geralmente dividida em duas subcamadas – MAC (media access control – controle de acesso dos meios de camada ) e LLC (logical link control – camada de controle de ligação lógica). A camada MAC é responsável por controlar como os dispositivos recebem acesso à rede e permissão numa mídia para transmitir dados. A camada LLC fica responsável por identificar e encapsular os protocolos da camada de rede e controlar a validação de erros e sincronização dos quadros.
Camada 1: Camada Física
A camada física tem como tarefa definir as especificações elétricas e físicas da ligação de dados. Como exemplo a disposição de pinos do conector, a operação de tensões num cabo eléctrico, especificações de cabos de fibra óptica e a frequência para os dispositivos sem fios. Também responsável pela transmissão e recepção de dados brutos, não estruturados em um meio físico. o controle da taxa de bits é executado na camada física. A camada de equipamentos de rede de baixo nível, despreocupada com os protocolos ou outros itens das camadas superiores.
>
Camadas do modelo TCP/IP----IR----
A Importância do TCP/IP e OSI na solução de problemas----IR----