Aluno: Vinícius Lessa Barboza
Data: 30/05/2022
O Bridge ou Ponte, é um tipo de repetidor que se diferencia dos demais Repetidores e HUBs, por ser inteligente, operando na camada dois do modelo OSI (link de dados), ao contrário dos Hubs, que operam na Camada 1 (Camada Física). Lê os campos de endereçamento MAC do quadro de dados, e é capaz de analisar os quados de dados que circulam na rede, através disso o bridge só replica o quadro para o segmento de rede do destinatário.
O Bridge também é capaz de interligar redes com arquiteturas diferentes, limitando as varias arquiteturas a um tamanho de quadro máximo definido, fazendo com que o desempenho de redes mais rápidas caia. A verdadeira solução para a interligação de redes é o Gateway (Roteador), que fragmenta os quadros de dados maiores, em quadros menores, possibilitando o fluxo de dados nas redes envolvidas.
Os switches são bridges contendo várias portas, que enviam quadros de dados apenas para a porta de destino definida pelo endereço MAC (proporcionando um domínio de colisão, já que provavelmente um computador que queira transmitir dados encontrará seu cabo "desocupado").
O endereço MAC é anteriormente aprendido. Ao receber um quadro de dados,
ele lê o campo de endereço de origem do quadro e anota em uma tabela
interna o endereço MAC da placa de rede do computador que está ligado
àquela porta.
Caso o endereço MAC de destino seja desconhecido, o quadro é enviado
para todas as suas portas (menos a porta de origem do quadro),
operando assim semelhante a um hub, esse processo é chamado de flooding.
O switch "desaprende" endereços MAC, elimina o endereço de sua tabela
caso por um período determinado de tempo fique sem receber quadros
de dados desse endereço.
Switches atuam na camada dois ou três (switches multicamada ou MLS). Em grandes redes, mensagens de broadcast podem deixar a rede lenta, os switches camada três podem dividir a rede grande, em redes menores (criando redes virtuais) podendo enviar mensagens broadcast para cada rede específica, evitando redução de velocidade por excesso de mensagens broadcast.
Camadas de Rede do Modelo OSI: