Podemos até não tomar consciência disso o tempo todo, mas os computadores e gadgets que utilizamos estão em constante comunicação. Para que isso aconteça, a existência de padrões e protocolos comuns para redes de computadores e a internet é indispensável. Neste artigo, explicaremos o que são os modelos OSI e TCP/IP e sua importância para a existência da internet como conhecemos hoje.
Pense que você trabalha no departamento de marketing de uma grande transnacional do ramo de tecnologia. Você mora no Brasil, e sua língua materna é o português. No entanto, no seu dia a dia, você precisa se comunicar com desenvolvedores ingleses, analistas de mercado argentinos, um gerente de conteúdo norte-americano e, além de tudo, a diretora de marketing é coreana, mas vive na Califórnia.
Sem que eu precise sugerir, você já imaginou que toda essa comunicação acontece em uma única língua (provavelmente o inglês).
O modelo OSI (Open Systems Interconection — Interconexão de Sistemas Abertos) nada mais é do que um modelo teórico criado para auxiliar que toda a comunicação entre computadores e dispositivos ocorra “na mesma língua”, a fim de que todos os envolvidos possam se entender e que as mensagens sejam entregues da forma correta.
Assim, o modelo OSI divide um sistema de comunicação em 7 camadas, cada uma com sua função e seus protocolos de comunicação específicos:
Apesar de ser um modelo detalhado e organizado de comunicação entre dispositivos em uma rede, o modelo OSI é um modelo teórico, como já foi mencionado. Ele foi projetado para permitir a comunicação em qualquer tipo de rede, por isso funciona como um modelo de referência.
Por outro lado, o modelo TCP/IP é uma implementação específica do modelo OSI voltada para a internet. Ele foi criado por conta da necessidade de padronização de outras tecnologias do stack de rede. Assim, esse modelo se concentra mais no estabelecimento de protocolos padrão específicos.
Modelos OSI e TCP/IP e protocolos de comunicação Como demonstramos neste artigo, os modelos OSI e TCP/IP foram criados a fim de organizar e padronizar os diferentes processos utilizados na comunicação de computadores em rede e, para isso, utilizar protocolos abertos e largamente difundidos é fundamental.
Em posts futuros, analisaremos como esses protocolos são utilizados na Plataforma de Edge Computing da Azion e como a opção por padrões abertos traz diversos benefícios.
Você também pode descobrir como a Azion oferece proteção completa para a camada de aplicação com o nosso DDoS Protection e o nosso WAF e garante a segurança da sua rede e da sua infraestrutura com o Network Layer Protection.
Fonte: Fonte do artigo