Segunda página: Classificação geográfica das Redes Continuação

WAN:

Redes de Longa Distância (Wide Area Networks – WANs)

Essa classificação geográfica de redes refere-se normalmente à conexão por meio de linhas de comunicação de empresas de telecomunicação. Tais redes são usadas para interligação de dispositivos digitais situados em diferentes cidades, estados ou países. Assim, os sistemas devem possibilitar interconexões a longas distâncias, via satélite, enlaces de micro-ondas ou cabos ópticos.

Alguns dizem que a Internet é a maior rede WAN do mundo, mas não se deve confundir as coisas. Como a Internet é a “rede das redes”, inclusive podem existir redes WAN fazendo parte dela. Existem ainda os conceitos de tunelamento de rede para permitir a comunicação segura entre "sites" remotos, utilizando a própria Internet como meio de transmissão. Essa modalidade de rede (WAN) surgiu da necessidade de se compartilhar recursos por uma maior comunidade de usuários geograficamente espalhados.

Por terem um custo de comunicação elevado (circuitos para satélites, fibras ópticas de longo alcance e enlaces de micro-ondas), tais redes, em geral, são públicas (locadas). O sistema de comunicação normalmente é gerenciado por propriedade pública. Mas também existem empresas privadas que estabelecem a conectividade remota e posteriormente vendem o acesso aos seus pontos de presença local.

As velocidades de transmissão empregadas são normalmente mais limitadas em volume, na ordem de algumas dezenas de Mbps (embora alguns enlaces, especialmente os de fibra óptica, cheguem hoje a velocidade de Gbps). Deste modo, por questão de confiabilidade, caminhos alternativos devem existir de modo a fornecer redundância física para interligar os diversos módulos.

Retornar para a página 01

Referências Bibliográficas:

  1. https://www.blog.ipv7.com.br/tecnica/classificacao-geografica-de-redes-digitais/
  2. https://sites.google.com/site/disciplinadeiccr/Home/redes-de-computadores/classificacao-das-redes-quanto-a-abrangencia-geografica
  3. https://danielsantospgei.wordpress.com/classificacao-das-redes-quanto-a-extensao-fisica/