Classificação geográfica das Redes

Aluno: Rodrigo dos Santos Rodrigues

Data: 31/12/2022

Revisão: Eduardo Dantas

Data: 03/01/2023

Na classificação geográfica de redes digitais entendemos o modo de nos referirmos a elas quanto à distância, aplicação e propósito com o qual essas redes são construídas. Uma rede de comunicação de dados é formada por um conjunto de elementos processadores digitais de informação. Estes são interconectados por intermédio de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regras (protocolos) com o objetivo de organizar a comunicação.

LAN:

Redes Locais (Local Area Networks – LANs)

São redes cuja a abrangência se encontra dentro de uma área geográfica limitada a uma distância local. A distância local é relativa, mas pode-se dizer que essa rede fica dentro de uma estrutura de troca comum de informações. Assim, alguns exemplos são: um edifício, conjunto de edifícios ou uma sede de uma empresa. Mas é importante que suportem tecnologias para a transmissão de dados para outras redes locais, que podem estar a quilômetros de distância.

Normalmente essas estruturas pertencem a uma única organização (propriedade privada). Surgiram em institutos de pesquisa e universidades nos anos 80. Visavam compartilhar recursos de hardware, que naquela época eram muito caros.

Uma LAN é uma rede local que permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados em uma pequena região. As distâncias variam de poucos metros podendo chegar a quilômetros (em geral 1 ou 2 Km). Mas as limitações associadas às tecnologias utilizadas em redes locais impõem limites a essas distâncias. Características típicas encontradas e associadas às redes locais são as elevadas taxas de transmissão (100 Mbps ou 1000 Mbps) e as baixas taxas de erro (perdas de pacotes).

MAN:

Redes Metropolitanas (Metropolitan Area Networks – MANs)

Quando as distâncias de conexão entre os diferentes módulos processadores começa a atingir distâncias maiores, passamos a chamar esses sistemas não mais de rede locais, mas de Redes Metropolitanas (Metropolitan Area Networks – MANs).

Redes metropolitanas apresentam características semelhantes às redes locais. Mas as MANs, em geral, cobrem distâncias maiores que as LANs operando também em velocidades maiores. Compreende dispositivos digitais interligados em uma região de uma cidade, por exemplo. MAs podendo chegar, às vezes, a interligar até dispositivos em cidades vizinhas, usadas para interligação de elementos dispersos numa área geográfica mais abrangente (distante).

ir para página 02